|
|
Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial
Um
conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos
dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou
na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa,
de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na
Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território
Alemão, desrespeitando o Tratado de
Versalhes, inclusive reconquistando
territórios perdidos na Primeira
Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido
Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com
poderes sem limites.
|
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início
da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções
tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização,
principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos
(aviões de guerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios
para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com
objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes
características militares e com planos de conquistas elaborados em comum
acordo.
O
Início
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época,
formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e
Estados Unidos) e Eixo ( Alemanha, Itália e Japão ).
Fonte:http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/
Postado: 19/03/2014 as 16:53 | | | |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário