A
Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra
Mundial, pois os Estados
Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e
militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na
economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e
falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia
a expansão do sistema
capitalista, baseado na economia de mercado, sistema
democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até
1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus
sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu
apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto
entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo
porque, estes dois países estavam
armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto
significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.
Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo,
na Coreia e no Vietnã.
Paz Armada
Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz
Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando
exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto
houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria
garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.
Nesta
época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os
interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado
do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados
Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa
Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e
defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália,
Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica,
Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China,
Coreia
do Norte, Romênia, Alemanha Oriental,
Albânia, Tchecoslováquia e
Polônia.
Corrida
Espacial
EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços
espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta
área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o
objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de
1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a
ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela
televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.
Caça
às Bruxas
Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu
território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as
propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha
valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos
foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O
Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas
pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA,
como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no
planeta.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes
perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras
estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente
impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos
os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os
funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.
A
divisão da Alemanha
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação
entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital
em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A
República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou
sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida
entre as quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra.
Em 1961 foi levantado o Muro de Berlim, para dividir a cidade
em duas partes: uma capitalista e outra socialista.
"Cortina
de Ferro"
Em
1946, Winston Churchill (primeiro ministro britânico) fez um famoso discurso
nos Estados Unidos, usando a expressão "Cortina de Ferro" para se
referir à influência da União Soviética sobre os países socialistas do
leste europeu. Churchill defendia a ideia de que, após a Segunda Guerra
Mundial, a URSS tinha se tornado a grande inimiga dos valores ocidentais
(democracia e liberdade, principalmente).
Plano
Marshall e COMECON
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os
países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano
Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos,
para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial.
Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio
mútuo entre os países socialistas.
Envolvimentos
Indiretos
Guerra da
Coreia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi
palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista
ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista em
todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar
dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina,
em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob
influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul
manteve o sistema capitalista.
Guerra
do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta
dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico,
tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos)
nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares
morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o
território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser
socialista.
Fim
da Guerra Fria e consequências
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas
acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989
cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da
década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a
acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas
econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se
enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e
militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos
países socialistas.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/
quarta-feira, 19 de março de 2014
Sociedade colonial
Açucareira x Mineradora
Resumo: -Sociedade açucareira - havia grande imobilidade social (senhores e escravos), onde o escravo, em 99% do casos, nascia escravo e morria escravo; as pessoas viviam no campo, ao redor dos engenhos. Predominou na região Nordeste
Sociedade.Mineradora - nela surgiu a classe média (pessoas que não eram ricas como os latifundiários ou os donos de grandes minas, mas , também, não faziam parte da classe dos trablhadores pobres (como os carpinteiros, sapateiros, pedreiros , etc. e todos aqueles que não possuissem escravos), nessa classe média encontravam-se os médicos, advogados, donos de estabelecimentos comerciais com 3 ou 4 escravos, etc; era uma sociedade c/grande "desenvolvimento" urbano. Predominou na região Sudeste.
Tudo Sobre
INTRODUÇÃO Desde o final do século XVI na capitânia de São Vicente, o Brasil já tinha conhecido uma escassa exploração mineral do chamado ouro de lavagem, que em razão da baixa rentabilidade, foi rapidamente abandonada. Somente no século XVIII é que a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro, intensificando a vida urbana da colônia, além de ter promovido uma sociedade menos aristocrática em relação ao período anterior, representado pelo ruralismo açucareiro.
DESDOBRAMENTOS: SOCIEDADE E CULTURA O ciclo do ouro e do diamante foi responsável por profundas mudanças na vida colonial. Em cem anos a população cresceu de 300 mil para, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, incluindo aí, um deslocamento de 800 mil portugueses para o Brasil. Paralelamente foi intensificado o comércio interno de escravos, chegando do Nordeste cerca de 600 mil negros. Tais deslocamentos representam a transferência do eixo social e econômico do litoral para o interior da colônia, o que acarretou na própria mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, cidade de mais fácil acesso à região mineradora. A vida urbana mais intensa viabilizou também, melhores oportunidades no mercado interno e uma sociedade mais flexível, principalmente se contrastada com o imobilismo da sociedade açucareira. Embora mantivesse a base escravista, a sociedade mineradora diferenciava-se da açucareira, por seu comportamento urbano, menos aristocrático e intelectualmente mais evoluído. Era comum no século XVIII, ser grande minerador e latifundiário ao mesmo tempo. Portanto, a camada socialmente dominante era mais heterogênea, representada pelos grandes proprietários de escravos, grandes comerciantes e burocratas. A novidade foi o surgimento de um grupo intermediário formado por pequenos comerciantes, intelectuais, artesãos e artistas que viviam nas cidades. O segmento abaixo era formado por homens livres pobres (brancos, mestiços e negros libertos), que eram faiscadores, aventureiros e biscateiros, enquanto que a base social permanecia formada por escravos que em meados do século XVIII, representavam 70% da população mineira. Para o cotidiano de trabalho dos escravos, a mineração foi um retrocesso, pois apesar de alguns terem conseguido a liberdade, a grande maioria passou a viver em condições bem piores do que no período anterior, escavando em verdadeiros buracos onde até a respiração era dificultada. Trabalhavam também na água ou atolados no barro no interior das minas. Essas condições desumanas resultam na organização de novos quilombos, como do rio das Mortes, em Minas Gerais, e o de Carlota, no Mato Grosso. Com o crescimento do número de pequenos e médios proprietários a mineração gerou uma menor concentração de renda, ocorrendo inicialmente um processo inflacionário, seguido pelo desenvolvimento de uma sólida agricultura de subsistência, que juntamente com a pecuária, consolidam-se como atividades subsidiárias e periféricas. A acentuação da vida urbana trouxe também mudanças culturais e intelectuais, destacando-se a chamada escola mineira, que se transformou no principal centro do Arcadismo no Brasil. São expoentes as obras esculturais e arquitetônicas de Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", em Minas Gerais e do Mestre Valentim, no Rio de Janeiro. Fonte: http://sociedademineradora.blogspot.com.br/2011/05/sociedade-mineradora.html
A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar, artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca de proteção e auxílio). Ao lado desses colonos e colonizados situavam-se os colonizadores: religiosos, funcionários e comerciantes.
Conclusão:A sociedade açucareira era patriarcal. A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho. Com autoridade absoluta, submetia todos ao seu poder: mulher, filhos, agregados e qualquer um que habitasse seus domínios. Cabia-lhe dar proteção à família, recebendo, em troca, lealdade e deferência. Essa família podia incluir parentes distantes, de status social inferior, filhos adotivos e filhos ilegítimos reconhecidos.
Perguntas sobre o assunto
Questão 1: Qual foi o fator que causou a segunda guerra mundial?
A) Foi a ideia de Hitler de expandir os domínios territoriais da Alemanha e ampliar, desta forma, a obtenção de poder e recursos materiais ?Correta
B)Foi que o japão não havia ganhado benefícios com a guerra e quis se vingar?
C)Foi que a Alemanha tinha decidido desistir de ter a obtenção de poder e recursos materiais?
D)Foi que o tratado de Versalhes beneficiou a Alemanha dai o Japão com a humilhação sofrida queria se vingar?
Questão 2: Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.
Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia
a) socialista.
b) fascista.Correta
c) anarquista.
d) capitalista.
Questão 3:No período de 1948 e 1952, mudanças na conjuntura internacional obrigaram os EUA a alterar sua política em relação ao Japão. Essa alteração ocasionou o fim da intervenção americana naquela país.
Assinale a alternativa que apresenta fatores que motivaram a alteração da política americana em relação ao Japão: a) A ascensão de Nikita Kruchev na URSS e a invasão da Hungria pelos soviéticos. b) O advento da guerra fria e a Revolução Chinesa.Correta c) O macartismo e a criação do Kominform. d) O surgimento da Cortina de Ferro e o conflito Tito-Stalin. e) Os conflitos da Coréia e do Vietnã.
Questão 4:Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:
a) A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas. b) A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica. c) A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã.Correção d) A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães. e) A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazista.
Questão 5:
O desenvolvimento industrial posterior à II Guerra Mundial, a ameaça nuclear no período da Guerra Fria e o crescimento
dos problemas ambientais explicam, em parte, o destaque alcançado pelo movimento ecologista, o qual se insere em
mobilizações identificadas pelo pensamento sociológico sob a terminologia geral de “novos movimentos sociais”.
Sobre os novos movimentos sociais, é correto afirmar:
I. Constituem suas demandas em oposição à lógica dos aparelhos de dominação, priorizando, em particular, as lutas
centrais coletivas.
II. Lutam, basicamente, pela conquista de direitos, isto é, avanços institucionais capazes de aportar mudanças relevantes
na sociedade.
III. Substituíram o movimento operário, que perdeu sua importância histórica diante da redução numérica mundial da
classe trabalhadora.
IV. Têm como elemento típico a sua subordinação aos partidos políticos e sindicatos, visando controlar o aparelho de
Estado.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.Correta
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
Questão 6:A segunda guerra mundial alterou a correlação de forças no mundo. Dos fatos abaixo, qual NÃO ocorreu?
a) o declínio da influência européia, cuja hegemonia já havia sido comprometida desde a primeira guerra mundial
b) a ascensão dos EUA e da União soviética, liderando blocos de interesses divergentes e originando a chamada “bipolarização” do mundo
x c) após a segunda guerra mundial e até recentemente, nenhuma potência européia e os EUA participaram de qualquer conflito bélico.Errada
d) após a guerra – e por causa dela – houve intensificação das manifestações anticolonistas, acelerando-se o processo de descolonização das colônias européias na áfrica e na ásia
e) como tentativa de resolver os problemas internacionais, criou-se em 1945 a organização das nações unidas (ONU)
Questão 7:Os Estados Unidos entraram fundamentalmente na Segunda Guerra Mundial no ano de 1941. Quais foram os principais fatores que causaram a entrada dos Estados Unidos na guerra?
a) A ocupação nazista da Rússia em 1941.
b) O confronto dos Estados Unidos com a marinha japonesa na Batalha de Midway no ano de 1942.
c) A incorporação dos territórios poloneses pela Alemanha perdidos pelos alemães durante o Tratado de Versalhes em 1919.
d) A derrota russa pelos alemães no ano de 1942 na Batalha de Stalingrado.
e) Os acordos de solidariedade com a Inglaterra na chamada Carta do Atlântico e os ataques japoneses à base de Pearl Harbor .Correta
Questão 8:O rompimento pelos nazistas do Pacto Germano-Soviético firmado entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano de 1939, fez com que a União Soviética entrasse na Segunda Guerra em 1943. O que foi o Pacto Germano-Soviético?
a) Política de acordos efetivada por Hitler e Churchill.
b) Efetivação do Pacto anti-Komintern entre Alemanha, URSS e Japão.
c) Política de acordos entre Hitler e Stálin de não agressão e neutralidade entre Alemanha e União Soviética por dez anos.Correta
d) Pacto que assegurava à Alemanha o direito de incorporar territórios poloneses com a permissão da França e da Inglaterra.
e) Política de não agressão entre Alemanha, Inglaterra, Japão e França.
Questão 9: Sobre a geopolítica na conjuntura imediatamente pós Segunda Guerra, pode-se afirmar que:
a) as áreas que não se envolveram, diretamente, no conflito conseguiram alcançar um amplo desenvolvimento econômico baseado em uma política de exportação.
b) as diversas formas de dominação colonial e de exploração que caracterizavam, historicamente, as relações entre o centro e a periferia foram mantidas.Correta
c) os países aliados estabeleceram uma política de arrasamento dos países vencidos inviabilizando o crescimento mundial durante décadas.
d) os países vencidos se agruparam formando o bloco dos não-alinhados viabilizando, assim, sua recuperação uma vez que não foram levados em consideração pelos vencedores.
Pós guerra
Em 1945, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, registrando milhões de mortos e um mundo dividido entre capitalistas e comunistas. Os Estados Unidos foram o país que mais lucrou com a guerra. Junto com os países da Tríplice Entente, impuseram taxas aos países perdedores; e, por serem economicamente estáveis, elaboraram políticas de reestruturação aos derrotados (plano Marshall). Do outro lado, a União Soviética também se destacou. Líder da aliança entre os países comunistas, a URSS disputou a hegemonia mundial, investindo em armamento bélico e tecnológico. Esse poderio, presente em ambos os países, culminou em um conflito político-ideológico chamado Guerra Fria.
De um lado, os capitalistas, representados pelos Estados Unidos. De outro, a União Soviética regia o bloco comunista. E o mundo se dividiu. Disputando a hegemonia mundial, através de uma ideologia forte, os blocos competiram entre si, a fim de consolidar seu poderio. Os EUA temiam o crescimento do comunismo e consequentemente o enfraquecimento de sua política imperialista. Já os soviéticos buscavam alianças, com o intuito de formar um bloco coeso e socialista. Por questões políticas, o choque entre os blocos resultou na divisão da Alemanha – derrotada na Segunda Guerra – em Ocidental (capitalistas) e Oriental (comunistas). Foi construído um muro, que dividia a cidade alemã de Berlim e simbolizava a tensão da Guerra Fria.
O risco de um conflito entre os blocos era iminente. Preocupados com um possível confronto, ambos investiram em armamento pesado. A URSS introduziu mísseis em Cuba, país socialista centro-americano, apontados para os EUA, que, por sua vez, construíram a bomba atômica, fortaleceram suas tropas e estreitaram os laços com os países mais frágeis, a fim de levantar um império. A Corrida Armamentista (nome que se referiu a esta competição bélica) gerou mais tensão ainda entre os blocos e influenciou outra disputa conhecida como Corrida Espacial. Os blocos investiram em tecnologia, construindo foguetes espaciais, satélites e organizando expedições de reconhecimento extraterreno.
Como o risco de um confronto era constante, os capitalistas se uniram, fundando a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Os comunistas responderam à altura, criando o Pacto de Varsóvia, união entre os países socialistas. Outros conflitos iam surgindo em consequência da guerra ideológica. Em 1949, a China enfrentou sua Revolução, liderada por Mao Tse-tung. No ano seguinte, em 1950, a Coreia, anexada ao Japão no final da Segunda Guerra, também foi dividida. Entre as décadas de 50 e 60, foi a vez da América Central. Cuba e Nicarágua também lutaram contra as forças imperialistas. A derrocada ianque se deu em 1964, com a Guerra do Vietnã, em que os EUA perderam e o orgulho estadunidense foi ferido. A situação começava a se estabelecer até que em 1989, com a URSS menos socialista e mais diplomática (após a morte de Stálin, líder russo), o Muro de Berlim caiu, a Alemanha foi reunificada e a Guerra Fria chegou ao fim.
Em 18 de julho de 1944 uma família francesa retorna à sua aldeia natal, Buron, ao noroeste de Caen, que foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial
O fim da segunda guerra Mundial
O fim da Segunda Guerra Mundial, sem dúvida, foi de extrema importância para muitas áreas do conhecimento. Apesar das baixas e das perdas ocasionadas pelo conflito armado, a guerra trouxe consigo uma série de questões importantes relacionadas à tecnologia, política, economia e sociedade.
Em relação à economia e à políticas, duas novas nações assumem o poder do mundo: Estados Unidos e URSS passaram a duelar por honra, espaço e status no mundo. Ambos vencedores da Segunda Guerra Mundial, os dois países disputaram por anos áreas de influência, sem jamais, atirarem um contra o outro. A batalha de egos ficou conhecida como Guerra Fria e durou até os anos 90. Outros conflitos que podem ser vistos como consequência da guerra são: a Guerra do Vietnã, a Guerra da Coreia, o Embargo a Cuba, a Guerra do Golfo entre outras.
Por outro lado, a Segunda Guerra Mundial foi importantíssima para a descoberta de medicamentos como a penicilina, uma série de antibióticos e antiinflamatórios, próteses e outros. Deu impulso à invenção de equipamentos como o radar, o submarino, o computador, o helicóptero entre outros.
Em
4 de dezembro de 1940, durante a II Guerra Mundial, as mulheres do
Batalhão da Morte da Rússia lançaram-se à luta mais violenta. As
mulheres britânicas dirigiram ambulâncias carregadas de soldados
gravemente feridos em meio a pesados bombardeios. As mais jovens
trabalharam nas fábricas de munições e comprometeram-se a não retornar à
antiga vida sem ao menos exigir e conseguir o direito ao voto. As
mulheres lutaram, trabalharam como enfermeiras, pilotaram aviões,
animaram as tropas, infiltraram-se clandestinamente para informar seus
companheiros acerca do combate e aprenderam a construir barcos e
tanques. Alem disso, suportaram todas as atrocidades cometidas na
guerra: campos da morte, incêndios de bombardeios e a arma fundamental: a
bomba nuclear. - See more at:
http://hojenahistoria.seuhistory.com/participacao-das-mulheres-na-ii-guerra-mundial#sthash.ZBwjknWf.dpuf
Conta-se nos dedos na história da
humanidade as mulheres que tiveram participação efetiva nas grandes
guerras, e essa ausência sempre está relacionado com a preservação do
sexo frágil e o cuidar da família, enquanto o homem viril e provedor,
tinha por responsabilidade a sobrevivência e a proteção a essa mesma
família.
Durante a Grande Guerra esse quadro
começa a mudar, a mulher se aproxima do front com funções específicas,
mas ainda longe de qualquer participação como combatente ativo.
Na Guerra Civil Espanhola, acontece a
grande virada do sexo frágil, a mulher é treinada e qualificada para o
combate por ambos os lados, e torna-se um elemento importante para o
contexto daquele infeliz momento espanhol.
Já na Segunda Guerra a mulher vai desempenhar todos os tipos de funções no front e no esforço de guerra de todas as nações.
Nos Estados Unidos, para cumprir as metas
de produção de guerra, é necessário que a mulher assuma postos de
trabalho anteriormente destinados a homens, e ela faz com a galhardia de
quem vai para o front. Empresas como a Ford, passam a contar em seus
quadros, em algumas fábricas apenas com mulheres. Campanhas são
realizadas, pois muitos críticos acham que as mulheres, desempenhando
funções de homens, estarão passando por um processo de “masculinizarão”,
a própria Ford implanta em suas fábricas setores de maquiagem e
cabelereiros para suas funcionárias entrarem no serviço, belas. No front
as mulheres são incorporadas a tropa, agora não apenas como meras
enfermeiras, mas como oficias de saúde, tropas especialistas são formas,
principalmente para prover a retaguarda com o apoio logístico
necessário, vários quadros e graduações de militares mulheres são
consumados durante a guerra.
Na Inglaterra, durante a eminente invasão
alemã a ilha, as mulheres são treinadas para serem usadas como tropa de
infantaria em defesa de sua terra; batalhões de voluntárias são
formados para lutarem com os alemães, felizmente a invasão nunca
aconteceu. As mulheres também desempenharam funções importantes em
Londres, principalmente incorporadas a grupo de combates a incêndio e no
socorro as vítimas dos bombardeios.
Na Alemanha, durante a primeira fase da
guerra a mulher não foi envolvida, mas o doutrinamento nazista colocava a
mulher como sendo a base para a continuação da raça ariana, segundo os
planos de Himmler, mulheres arianas deveriam ser selecionadas para
casarem com oficiais da SS, e essa seleção, rigorosa, deu origem a
Programa Lebensborn. Na segunda fase da guerra, a
mulher alemã foi obrigada a desempenhar funções na manutenção diária do
país, tais como condutor de bonde e outras funções caracteristicamente
masculinas. Na terceira fase da guerra, quando Berlim está sob ameaça,
ela é usada, juntamente com crianças, como último elemento defensivo e,
posteriormente, sofre de forma terrível com a ocupação soviética e os
estupros sistemáticos que são aceitos como “normais” pelo Exército
Vermelho. No final da guerra as mulheres são pagas para retirar os
escombros de uma Berlim destruída, e são chamadas e “mulheres
escombros”, chega o fim a trajetória da mulher alemã na guerra.
No Exército Vermelho a mulher é um
elemento de infantaria, sendo tratada como mais um soldado na tropa, é a
mais pura verdade o termo “A Grande Guerra Patriótica” para as mulheres
filhas dessa terra.
Em outros fronts, dentro dos movimentos
de resistência espalhados pela Europa, a mulher exerce funções
principais, e através desses movimentos os Aliados sustentam várias
operações.
No final das contas, pudemos imaginar que
o processo de igualdade entre os sexos fica mais claro e evidenciado
após a Segunda Guerra, diferentemente de outros períodos da História, a
mulher prova que é capaz de exercer qualquer função, de soldado
combatente a operador de máquinas pesadas. O sexo frágil deixou de ser frágil ou nunca foi.
Em
4 de dezembro de 1940, durante a II Guerra Mundial, as mulheres do
Batalhão da Morte da Rússia lançaram-se à luta mais violenta. As
mulheres britânicas dirigiram ambulâncias carregadas de soldados
gravemente feridos em meio a pesados bombardeios. As mais jovens
trabalharam nas fábricas de munições e comprometeram-se a não retornar à
antiga vida sem ao menos exigir e conseguir o direito ao voto. As
mulheres lutaram, trabalharam como enfermeiras, pilotaram aviões,
animaram as tropas, infiltraram-se clandestinamente para informar seus
companheiros acerca do combate e aprenderam a construir barcos e
tanques. Alem disso, suportaram todas as atrocidades cometidas na
guerra: campos da morte, incêndios de bombardeios e a arma fundamental: a
bomba nuclear. - See more at:
http://hojenahistoria.seuhistory.com/participacao-das-mulheres-na-ii-guerra-mundial#sthash.ZBwjknWf.dpuf
Em
4 de dezembro de 1940, durante a II Guerra Mundial, as mulheres do
Batalhão da Morte da Rússia lançaram-se à luta mais violenta. As
mulheres britânicas dirigiram ambulâncias carregadas de soldados
gravemente feridos em meio a pesados bombardeios. As mais jovens
trabalharam nas fábricas de munições e comprometeram-se a não retornar à
antiga vida sem ao menos exigir e conseguir o direito ao voto. As
mulheres lutaram, trabalharam como enfermeiras, pilotaram aviões,
animaram as tropas, infiltraram-se clandestinamente para informar seus
companheiros acerca do combate e aprenderam a construir barcos e
tanques. Alem disso, suportaram todas as atrocidades cometidas na
guerra: campos da morte, incêndios de bombardeios e a arma fundamental: a
bomba nuclear. - See more at:
http://hojenahistoria.seuhistory.com/participacao-das-mulheres-na-ii-guerra-mundial#sthash.ZBwjknWf.dpuf
Em
4 de dezembro de 1940, durante a II Guerra Mundial, as mulheres do
Batalhão da Morte da Rússia lançaram-se à luta mais violenta. As
mulheres britânicas dirigiram ambulâncias carregadas de soldados
gravemente feridos em meio a pesados bombardeios. As mais jovens
trabalharam nas fábricas de munições e comprometeram-se a não retornar à
antiga vida sem ao menos exigir e conseguir o direito ao voto. As
mulheres lutaram, trabalharam como enfermeiras, pilotaram aviões,
animaram as tropas, infiltraram-se clandestinamente para informar seus
companheiros acerca do combate e aprenderam a construir barcos e
tanques. Alem disso, suportaram todas as atrocidades cometidas na
guerra: campos da morte, incêndios de bombardeios e a arma fundamental: a
bomba nuclear. - See more at:
http://hojenahistoria.seuhistory.com/participacao-das-mulheres-na-ii-guerra-mundial#sthash.ZBwjknWf.dpuf
Facismo
Introdução
Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns
países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e
social que ganhou força após a
Primeira Guerra Mundial,
principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na
Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito
Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que
neste país ganhou o nome de nazismo.
Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na
Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Principais características e ideias do fascismo:
- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e
concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder
podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar
políticos ou representantes da sociedade.
- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na
ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da
cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas
inferiores.
- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e
equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de
ganhar poder entre as outras nações.
Objetivo de expansão territorial através de guerras.
- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os
jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra.
O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.
- Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir
qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia,
contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio
ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até
condenados a morte.
- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação
(rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias.
Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao
povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder
bélico do governo.
- Violência contra as minorias: na Alemanha,
por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de
concentração e mataram milhões de judeus, ciganos, homossexuais e até
mesmo deficientes físicos.
- Anti-socialismo:
os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam
amplamente o capitalismo,
tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos
comerciantes e industriais alemães e italianos.
Curiosidades:
- Embora Itália e Alemanha tenham sido os exemplos mais nítidos de funcionamento do sistema fascista, em
Portugal (governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes.
- A palavra
fascismo tem origem na palavra fasci que significa, em italiano,
"feixe". O feixe de lenha amarrado foi um símbolo muito usado em Roma
Antiga. Simbolizava a força na união, pois um galho sozinho pode ser quebrado,
porém unidos tornam-se bem resistentes. Benito Mussolini resgatou este símbolo
ao fundar o Partido Nacional Fascista em 1922. O símbolo deste partido era o
feixe de lenha com um machado, tendo de pano de fundo as cores da bandeira
italiana.
O fascismo na
atualidade:
Embora tenha
entrado em crise após a Segunda Guerra Mundial, alguns aspectos da ideologia
fascista ainda estão presentes em alguns grupos e partidos políticos. Na
Europa, por exemplo, existem partidos políticos que defendem plataformas
baseadas na xenofobia (aversão a estrangeiros).
As eleições nacionais de 1919 marcaram uma derrota
parcial dos social-democratas, considerados responsáveis pela fome que
se alastra na Alemanha. Para manterem-se no poder, aliaram-se aos
católicos e aos burgueses liberais. Em 1919, foi fundado o Partido Nazista, que teve como
chefe Adolf Hitler, austríaco que lutara no exército alemão. No mesmo
ano, foi votada a nova Constituição da Alemanha. Estabelecia uma
federação de 23 Estados, que passavam a ter uma Constituição
democrática, enviando seus delegados a uma Assembléia Nacional. O
Reichrast. O presidente da República seria eleito por sete anos
mediante voto direto universal. Tinha por função comandar o exército,
indicar os ministros, dissolver o Reichstag se necessário e convocar
novas eleições.De 1919 até 1929, a chamada República de Weimar enfrentou
enormes dificuldades. Apesar das reformas trabalhistas que limitavam o
tempo de trabalho a oito horas e de um conselho de patrões e empregados
criado para orientar a política econômica do país, a miséria e a fome
orientar a política econômica do país, a miséria e a fome abatiam-se
sobre a Alemanha em conseqüência da contínua desvalorização monetária,
provocada por necessidade de pagar as repartições de guerra aos aliados
franceses tornou a situação ainda mais crítica. Em 1923, a inflação era
galopante. Hendenburg foi eleito presidente em 1925, substituição
a Ebert, falecido. A recuperação da Alemanha era bem frágil. A crise
econômica mundial de 1929 demonstrando esse fato, pois permitiria a
ascensão ao poder do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler. Ele se
utilizou do descontentamento dos alemães com o governo para obter mais
adeptos. O Partido Nazista imitou o Partido Fascista: tinha tropas de
choque e empregava métodos violentos contra socialistas, comunistas e
judeus, além de perseguir sindicatos e jornais. Em 1923, a França invadiu o centro industrial da
Alemanha. Para forçar sua retirada, o governo alemão incentivou a greve
na região e passou a pagar parte dos salários, aumentando a inflação. O
desespero aumentou o número de adeptos do Partido Nazista. Hitler
iniciou então uma revolução em Munique, mas fracassou, e ficou preso por
alguns meses. Ele afirmava que os lemas eram superiores em termos
raciais, e que o nazismo deveria conduzir o mundo. Pregava a necessidade de se manter a pureza da raça
ariana, eliminando de se manter a pureza da raça ariana, eliminando os
judeus da Alemanha. Os judeus eram acusados de capitalistas, que
enfraqueciam a Alemanha. Quando Hitler chegou a poder, utilizou-se
de suas tropas de choque para se livrar de adversários políticos. E em
1932 elegeu 230 deputados de seu partido. Em 1934, morreu o presidente
alemão. Hitler, que assumiria em 1933 como primeiro-ministro, impôs uma
ditadura violenta. Pessoas de destaque da oposição foram enviadas para
campos de concentração. Todos os estados ficaram centralizados pelas
ordens de Hitler. Os judeus perderam a cidadania e passaram a ser
perseguidos. Todos eram obrigados a exercer a doutrina nazista.
Fonte:http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/nazismo.htm Postado:19/03/2014 as 16:58
Introdução: As causas da Segunda Guerra Mundial
Um
conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos
dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou
na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa,
de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na
Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território
Alemão, desrespeitando o Tratado de
Versalhes, inclusive reconquistando
territórios perdidos na Primeira
Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido
Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com
poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início
da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções
tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização,
principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos
(aviões de guerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios
para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com
objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes
características militares e com planos de conquistas elaborados em comum
acordo.
O
Início
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
De acordo com a política de alianças militares existentes na época,
formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e
Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).